terça-feira, 12 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 12 DE NOVEMBRO


EVANGELHO DE LUCAS  17,7-10
“Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: ‘Vem depressa para a mesa’? Não dirá antes: ‘Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber’? Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiver feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’”


NA ORAÇÃO INICIAL QUERO REZAR O SALMO 34  
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!
-Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
-O Senhor pousa seus olhos sobre os justos, e seu ouvido está atento ao seu chamado; mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança.
-Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta. -Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido.

O QUE DIZ O EVANGELHO HOJE
Vemos no evangelho a figura do Servo e do Senhor. O servo é aquele que trabalha para o seu Senhor. E quando termina o dia ele volta da roça e o seu Senhor vai pedir para que ele ainda prepare a sua mesa. Não haverá nada o que se pode fazer. Neste caso era assim que Jesus enxergava a sociedade do seu tempo. O servo deveria servir e nem se quer esperar por elogios do seu Senhor. Jesus aproveita a comparação para dizer aos discípulos que eles devem colocar em prática o que aprenderam sem esperar nada em troca, apenas ficar feliz de por em pratica o que aprenderam.

UM CAMINHO DE MEDITAÇÃO
 Sobre a figura do servo na Bíblia vamos encontrar inúmeras passagens que explicam a situação do Servo diante do seu Senhor. Não estamos falando de uma relação tranqüila, mas de uma relação complicada.  Veja por exemplo essa do 1 TIMOTEO CAPITULO 6 onde a orientação era de que os servos que estão debaixo do jugo estimem seus senhores por dignos de toda a honra...Jesus com certeza via essas relações todos os dias. Na história da Igreja o termo servo toma uma conotação não mais de servidão ou escravidão, mas sim como compromisso com Jesus.  Alguns Santos entenderam muito bem essa relação com  Deus como por exemplo São Francisco, Santa Clara, Frei Galvão e tantos outros santos. Em vida entenderam e colocaram em pratica o sentido do “servo inútil” que trabalha em prol do Reino de Deus sem reclamar e sem querer nada em troca. Deus não nos utiliza como seres inanimados, mas nos capacita para colocar em pratica o serviço em prol dos outros. O outro é o caminho para se chegar à Santidade.  O homem capacitado compreende a sua missão e quer ser um instrumento de Deus na gratuidade do seu serviço. Na igreja é comum vermos pessoas que querem ser agraciadas pelo serviço prestado, porém a maior graça esta em servir. Essa compreensão vai exigir de nós maturidade e desprendimento. Isso me questiona bastante e me faz ver o quanto ainda devo aprender. Devo aprender que Cristo me chamou para o serviço e ser feliz no meu discipulado
COMTEMPLAÇÃO

 Não devo dizer palavras, mas me manter em silêncio. Momento de entrega a Deus para que Ele  possa se comunicar comigo e agir em nós. Agora tudo esta nas mãos de Deus e sua bondade.
ORAÇÃO FINAL
Jesus, Mestre da vida, ao ouvir hoje a sua Palavra  quero me comprometer com a sua vontade e fazer parte do seu grupo. Quero discernir o que é melhor para mim e para os meus irmãos. Quero fazer a escolha certa tendo como base os seus valores.. Quero escolher os irmãos e irmãs que o Senhor escolheu e caminhar junto com eles  para construirmos o tão sonhado Reino de amor, justiça e paz. Senhor que eu não me arrependa e nem olhe para traz e que eu seja capaz de denunciar todo o tipo de injustiça. Amém!

REFLEXÃO Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário