domingo, 19 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 19 DE JANEIRO

Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Evangelho de João 1,29-34

Naquele tempo: 29  João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30 Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31 Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32  E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

O que vemos no texto hoje

Lendo e relendo o evangelho de hoje vejo que existem dois personagens centrais: João Batista e Jesus Cristo. E João vai dar testemunho de Jesus.


Refletindo o evangelho
Jesus é o CORDEIRO DE DEUS

Aquele que tira o pecado do mundo, que já existia antes de tudo lembrando o prólogo de João que vimos esses dias. O mesmo cordeiro que cantamos nas missas, que será sacrificado pelos nossos pecados. Nas missas nós o comungamos como alimento de Salvação que nos amina na nossa vida. Jesus Cordeiro de Deus alimenta-nos para nos dar a sua vitalidade, uma vitalidade que nos leva não só conhecê-lo, mas também  sair de nós mesmo e ir ao encontro dos outros e ajudar a realizar o projeto de Salvação. Existe um grande ensinamento na afirmação de João Batista. Jesus o Cordeiro de Deus representa o Cordeiro que ira se sacrificar e assim sendo nos convida ao mesmo sacrifício, ou seja, uma vida  em favor dos outros.

O testemunho de João esta no PROLOGO DO SEU EVANGELHO

- É o Cordeiro de Deus como dissemos no primeiro ponto do nosso pequeno comentário
- Que existia antes de João (PROLOGO)
- Aquele que vem batizar com o Espírito porque o Espírito estava com ele
- João sabia porque viu “O Espírito descer sobre Ele” em forma de pomba
- Porque o próprio Deus assim manifestou para ele
- Jesus é o Cordeiro que batiza com o Espírito
- E por último Jesus é o Filho de Deus

João batizava com água para dar TESTEMUNHO DE JESUS

O batismo de João não era um batismo de sangue e nem de fogo,  mas de adesão, um chamado para congregar todos num Cristo. Mas aquele que já estava no meio deles, Jesus, que eles ainda não o conheciam e nem mesmo João Batista como diz hoje, vai batizar com o Espírito porque o Espírito estava com ele, e João vai dar seu testemunho dizendo que viu o Espírito descer e permanecer sobre Ele.

Quem é JESUS para João

- É o Cordeiro de Deus como dissemos no primeiro ponto do nosso pequeno comentário
- Aquele que vem batizar com o Espírito porque o Espírito estava com ele
- É o Filho de Deus como termina o Evangelho de hoje

Oração Final
Senhor, apesar das minhas fraquezas eu peço confiança para poder fazer como João Batista, anunciar a chegada de Jesus, o Deus conosco sem medo das conseqüências do anuncio. Amém!

  Frei Alberto Pegoraro
  Freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário