segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 06 DE JANEIRO

O evangelho de hoje é uma homenagem ao Gustavo de Dracena que estava na missa de Natal brincando com sua irmãzinha de um lado para o outro. Gustavo, Deus te ama muito !




ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE MATEUS 4,12-17.23.25

Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.13Deixou Na­zaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia,14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías:15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.

COMENTÁRIO

**Um Capitulo anterior

Todos esses dias vimos a atividade de João Batista que entendeu sua vocação que era anunciar a chegada do Messias. João anunciava e fazia com seu anúncio que pessoas se convertessem e passassem a seguir Jesus. Vimos o caso de André, Simão e tantos outros. O rito de passagem, ou o rito que antecedia o seguimento a Jesus era feito através do batismo de João onde poderemos ver melhor em Mateus 3,5-6.  O numero do que se batizavam era grande inclusive de fariseus e saduceus que João Batista vai chamá-los de raça de víboras (Mt 3,7-10).  E João anunciava que seu batismo era de água mas que estava entre eles aquele que iria batizar com o  Espírito Santo e com fogo para julgar e limpar as impurezas. João ainda vai conferir que “Aquele que estava entre eles” era o Messias pois uma voz lhe disse : “Este é o meu filho amado, que muito me agrada” (Mt 3,16-17). Assim termina o capítulo 3 de Mateus.

**Depois do batismo Jesus começa sua vida pública

E ao iniciar sua vida Pública começam as tentações. Em Mt 4, 1-11 vamos ver a narrativa dessas tentações  e num gesto catequético o Evangelista vai mostrar que Deus não se rende ao poder do  dinheiro e nem se deixa ser tentado pelos poderosos e quer ver o mal distante de Jesus e de todos os seguidores.

**E no evangelho de hoje

João estava preso e Jesus na atividade missionária  quando Ele fica sabendo da prisão de João Batista.  No primeiro bloco de versículos de hoje, de 12 a 17  vamos ver que Jesus volta para a Galileia , uma região esquecida de todos, inclusive longe dos poderosos que controlavam todo o sistema econômico, político e religioso daquele tempo. Galileia era mal vista por eles, lugar de gente simples e considerado lugar de segunda categoria. Um pouco parecido com o que vemos hoje quando se fala de alguns lugares ao nosso redor e perguntamos se ali tem coisa boa, se pode vir algo de bom daquele lugar, e com certeza esse deve ser um ponto para ser refletido porque Jesus não escolhia lugares, Ele andava pelas estradas, nos vilarejos muito pobres, e com gente muito simples, esquecidos, doentes e explorados. O Papa no Brasil reforçou que devemos estar ali não para um passeio ou matar a nossa curiosidade, mas para ajudar, fazer, contribuir e transformar com a Palavra de Deus como instrumento. Pois bem, Jesus inicia sua vida publica na Galileia e nesse momento volta para a mesma Galileia.

**Antes de entramos no segundo bloco de versículos vamos revê-los:


23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: endemoninhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.


Para um rei do diferente dos reis, nascido numa manjedoura e não num palácio de reis e rainhas, a única coisa que Jesus podia fazer era anunciar com Palavras e ensinamentos.  Também não podia andar no meio dos poderosos ainda, pois era preciso convertes pessoas e ajudá-las a transformar suas vidas, e elas estavam vivendo longe dos centros, na periferia do  mundo, com todo tipo de enfermidades e opressões. Acho que a maior das opressões é o desprezo das pessoas o que nos dá com certeza um frio na alma, e transforma tudo em escuridão sem perspectivas de vida melhor.
Mas quanto mais Jesus andava no meio dessas pessoas simples, mais sua fama aumentava e mais ainda a raiva do poder aparecia. (é bom guardar isso porque vamos ver as conseqüências nas celebrações da Páscoa). Uma multidão segue Jesus porque ele tem Palavras de vida e não armas de morte. Veja o versículo 25, pessoas que vinham de todo o lado inclusive de Jerusalém e isso não é um bom sinal, apesar de ser bom para as pessoas, porque a propaganda positiva de Jesus já estava sendo feita justamente ali onde moravam os arrogantes e prepotentes.

**Qual era a proposta de Jesus

Veja Mateus capítulos de 5 a 7 e vera que a proposta de Jesus é muito diferente das propostas dos poderosos de seu tempo.

**E diante da Palavra de hoje o que eu devo fazer?

- Aceitar Jesus não como um rei com carros e poderoso, mas com ensinamentos poderosos
- Fazer como Jesus, levando a mensagem de uma vida nova a todos os lugares
- Acolher a todos, pois o evangelho é para todos  e esse acolhimento tem sido uma falha em todas as igrejas do mundo

ORAÇÃO FINAL

Senhor, daí-me um coração capaz de ir ao encontro dos mais afastados, sem qualquer tipo de discriminação, levando a Palavra, curando os enfermos e dando um pouco do melhor que já recebi. Que eu aprenda hoje que acolher o outro é um sinal da aceitação de Jesus em minha vida. Amém!



Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário