segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 09 DE DEZEMBRO

Advento
ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém! 

EVANGELHO DE LUCAS 5,17-26
Num desses dias, ele estava ensinando na presença de fariseus e mestres da Lei, que tinham vindo de todos os povoados da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. O poder do Senhor estava nele para fazer curas. Vieram alguns homens carregando um paralítico sobre uma maca. Eles tentavam introduzi-lo e colocá-lo diante dele. Como não encontrassem um modo de introduzi-lo, por causa da multidão, subiram ao telhado e, pelas telhas, desceram o paralítico, com a maca, no meio, diante de Jesus. Vendo a fé que tinham, ele disse: “Homem, teus pecados são perdoados”. Os escribas e os fariseus começaram a pensar: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus?” Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou: “Que estais pensando no vosso íntimo? O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda? ’ Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra… eu te ordeno – disse ao paralítico –, levanta-te, pega tua maca e vai para casa”. No mesmo instante, levantando-se diante de todos, pegou a maca e foi para casa, glorificando a Deus. Todos ficaram admirados e glorificavam a Deus, cheios de temor, dizendo: “Vimos hoje coisas maravilhosas”.

COMENTARIO
Vemos no evangelho de hoje mais uma vez Jesus em meio a fariseus e Mestres da Lei, Esses dois grupos formavam  uma espécie de “perseguidores” de Jesus, sempre dispostos ao enfrentamento. Em meio a multidão apresentaram para Jesus um homem paralitico. Vamos entender uma coisa: As doenças eram vistas como uma desgraça na vida daquelas pessoas e o pior acreditava-se que era sinal de pecado cometido pela pessoa enferma ou por alguém da sua família. Assim sendo podemos imaginar o grau de sofrimento daquelas pessoas. Ainda hoje tem gente que acredita que uma enfermidade sua é uma resposta de Deus para seus pecados ou da sua família. Na realidade o pecado invisível acarretava dores visíveis. Se as coisas fossem assim eu diria: “Nossa, que Deus estranho”. Mas não é assim.  Deus é amor, apesar das nossas fraquezas ele nos ama com um amor imensurável. Vimos no Evangelho de ontem: Jesus quer libertar o homem da escravidão do seu tempo e quer recolocá-lo na sociedade, inseri-lo novamente no meio das pessoas e não deixá-lo vivendo à margem. O problema de pessoas enfermas na Bíblia nos conduz a vários textos e eu quero partilhar um com  vocês   que  esta  no livro de Levíticos 13,45-46.45 Quem for declarado leproso, deverá andar com as roupas rasgadas e despenteado, com a barba coberta e gritando: «Impuro! Impuro 46 Ficará impuro enquanto durar sua doença. Viverá separado  morará fora do acampamento
Por este texto de Levíticos podemos imaginar quanto tempo as pessoas que sofriam  por doenças padeciam com leis injustas e Jesus vem libertá-las, pois Ele fica irado com uma sociedade que produz marginalizados.
ORAÇÃO FINAL
- Senhor, que eu esteja com meus olhos abertos para ver os sofrimentos de meus irmãos
- Que consiga ter compaixão por eles
- Que eu ajude a aliviar suas canseiras
- Que eu faça a minha parte como pastor
- Que eu sinta o chamado para a missão
- Que eu não compartilhe com uma sociedade que produz marginalizados.
Amém!

Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário