quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 22 DE JANEIRO


Foto - paróquia em movimento 

Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 3,1-6

Naquele tempo,1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram. 5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração. E disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada. 6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

Terceiro passo – meditar a palavra

Vemos hoje Jesus novamente entrando em uma Sinagoga e toda a cena do evangelho vai se desenrolar dentro da mesma.. Jesus esta colocando em prática todo o seu projeto de missão e em cada lugar sempre encontrando pessoas com todo tipo de enfermidades ou problemas.. Já vimos esses dias um endemoniado, um leproso, a sogra de Pedro com febre e de cama e agora um homem com a mão seca, o que para a sociedade do seu tempo significa exclusão, ou seja, mais uma enfermidade que não conhecida atribuía-se a ela algo do maligno ou algo que denotava a falta da graça de Deus.

Era sábado e Fariseus e herodianos observavam Jesus

Vamos ver que se não são as mesmas pessoas, pelo menos são de dois grupos distintos que viviam catando coisas contra Jesus para denunciá-lo, prendê-lo e matá-lo. Era sábado e era dia de não fazer nada porque a lei prescrevia isso.

Jesus mais uma vez não se importa com o as regras e prescrições da religião

No evangelho de ontem vimos que Jesus fez a mesma coisa em dia de sábado quando declarou que o dia de sábado  quando declarou que o dia do sábado foi feito para o homem e não o contrário. Hoje Jesus vai mais longe ainda interrogando sobre fazer o bem ou o mal em dia de sábado.
Curar um enfermo é um bem de valor inestimável, tanto para Jesus quanto para o enfermo. É também uma atitude que vai contra a discriminação que os enfermos sofriam no seu tempo. Jesus esta preocupado com a vida porque Deus é Deus da vida e não da morte e nem é Deus das regras que impedem de fazer o bem e que são impostas nos ombros de quem já esta cansado de sofrer. Tanto é verdade que o próprio Jesus  vai questionar o valor dessas regras e colocar os fariseus e herodianos numa situação difícil.

Jesus pergunta e os fariseus e herodianos nada respondem

Calar-se é consentir ou fugir da responsabilidade. Não responder ao questionamento de Jesus é fugir da responsabilidade e esquivar-se, sair pela tangente como muitas vezes ouvimos dizer.  Se eles respondessem que em dia de sábado poderia fazer o bem então não poderiam acusar Jesus de qualquer coisa. Se dissessem que não poderia fazer o bem no sábado então seria um atentando à vida e provocaria revolta nas pessoas que estavam no local. Jesus vai interpretar o silêncio deles como sendo falta de caridade , bondade, solidariedade e isso deve ter deixado Jesus enraivecido.
Para os fariseus e herodianos o caminho escolhido foi do silêncio e tramar ás escondidas a morte de Jesus, e isso vamos recordar na páscoa.

Quarto passo – rezar a palavra

Meu Deus e meu Senhor, a vida do ser humano vem sendo desprezada e muitos estão pagando o preço do desprezo e discriminações, tanto social como política e religiosa. Daí-me uma vida capaz de ver em cada irmão (a) o seu rosto e ajudai-me a preservar suas vidas. Amém!

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração


Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas, por exemplo, o que fazer diante das leis e normas que não geram vida hoje. Como entender hoje as perguntas de Jesus sobre fazer o bem ou o mal em dia de sábado?

Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário