sexta-feira, 28 de março de 2014

EVANGELHO DO DIA 28 DE MARÇO

Evangelho de Marcos 12,28b-34

Naquele tempo: 28bUm escriba, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' 29Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. 30Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! 31O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'.
32O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste:
Ele é o único Deus e não existe outro além dele. 33 Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. 34Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra da Salvação.

Pequena Reflexão - Por Frei Alberto Pegoraro

O amor é o centro do evangelho de hoje.  Penso que não seria exagero dizer que o Evangelho é só amor. Mas Jesus responde a uma pergunta de um escriba sobre qual é o primeiro mandamento . A resposta vai ser muito clara: Amar a Deus como absoluto na nossa vida e  amar o próximo como nós nos amamos. A exigência de Jesus é pesada, porém é um caminho por excelência. Se não amamos a Deus como absoluto em nossa vida vamos amar os deuzinhos que se apresentam diariamente para nós, e, num segundo momento da resposta vemos a pratica do nosso amor à Deus, ou seja, amar o próximo. Sempre digo que o próximo é o pedágio que devemos "pagar" para se chegar à Deus, é uma exigência evangélica e não meramente um preceito.
Então a mensagem especial deste dia serve para a nossa caminhada quaresmal nesta estrada da nossa existência onde o irmão deve ser a expressão de Deus ou eu devo ser a expressão de Deus para o irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário