terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

EVANGLEHO DO DIA 18 DE FEVEREIRO

Evangelho de Marcos 8,14-21

Naquele tempo, 14 os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15 Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16 Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17 Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18 Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19 de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20 Jesus perguntou: E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços? Eles responderam: “Sete”. 21 Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

Pequena reflexão
No evangelho de ontem Jesus se viu mais uma vez diante dos fariseus que pediam sinais, mesmo diante de tantos sinais que Jesus já havia manifestado.
Hoje vemos Jesus e os discípulos se dirigindo para outro lugar e nessa caminhada um diálogo e advertências de Jesus provocado pelas preocupações dos discípulos. Eles não levaram pão suficiente nessa travessia.
A advertência tem o mesmo tom do evangelho de ontem : É preciso ter fé para seguir Jesus e Jesus vê uma brecha no meio dos discípulos, uma fenda por onde poderia estar passando dúvidas no seguimento.
Ps discípulos com certeza não estavam impregnados pela indiferença diante dos sinais de Jesus, mas suas preocupações denotam medo e insegurança, que, naquele momento fechavam-lhes os olhos e os ouvidos, porque ouviram a mensagem de Jesus e viram os seus sinais.
A consequência de uma vida cristã dividida é a falta de confiança no poder de Deus agindo em nós, o que afeta a qualidade do nosso seguimento, pois o medo toma conta das certezas.

Frei Alberto - freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário