quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 23 DE JANEIRO

Imagens Google


Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 3,7-12

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muito gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

Terceiro passo – meditar a palavra

Ontem vimos Jesus na sua vida publica entrando numa sinagoga e se encontrando com pessoas enfermas e de modo especial um homem endemoniado. O evangelho de hoje, continuação de ontem, Jesus se retira para a beira do mar com seus discípulos.

Uma multidão seguia Jesus

Pessoas vindas de todos os lados, porque segundo o evangelho tinham ouvido falar de Jesus e de tudo o que Ele  fazia. Já falamos nos nossos comentários que a conforme Jesus vai realizando sua missão, também crescia sua fama porque Jesus estava sempre em meio de pessoas que viviam uma vida muito difícil, empobrecidas, enfermas, carentes em todos os sentidos, esquecidas enfim, uma multidão de pessoas que viam nas palavras de Jesus uma esperança.

A multidão comprimia Jesus

Para Jesus aquelas pessoas não precisam de discursos políticos ou ideológicos, e sim de vida e curá-las era uma questão de libertação para elas. A nossa vida tem um valor inestimável para Jesus e Ele já tinha curado muita gente, mas era impossível trabalhar porque a multidão caia aos seus pés somente para tocá-lo, na esperança de receberem um pouco da sua vitalidade e também se curarem das suas enfermidades. Até mesmo espíritos maus sucumbiam diante de Jesus.

Jesus é o Filho de Deus

Os espíritos maus diante de Jesus perguntam se ele era o Filho de Deus, 12 Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era. O filho de Deus, o Deus que se fez homem, que batizava com o Espírito, para a salvação da humanidade. Era o cumprimento das promessas que tanta gente esperava, mas muitas tinham medo porque representava o novo no qual iria superar tudo o que servia para oprimir as pessoas, sobretudo as mais simples.

Quarto passo – rezar a palavra

Meu Deus e meu Senhor, a vida do ser humano vem sendo desprezada e muitos estão pagando o preço do desprezo e discriminações, tanto social como política e religiosa. Daí-me uma vida capaz de ver em cada irmão (a) o seu rosto e ajudai-me a preservar suas vidas. Amém!

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração 

Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas, por exemplo, como posso viver o evangelho hoje seguindo os mesmos passos de Jesus, ao lado dos que sofrem e expulsando para longe de mim os “espíritos maus” quer querem continuar nos oprimindo. Quais são esses espíritos maus, e como fazer para calá-los no dia de hoje?


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário