segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 27 DE JANEIRO




Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 3,22-30

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios. 23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 25Se uma família se divide contra si mesma, ela não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído. 27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa. 28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

Terceiro passo – meditar a palavra

Os Mestres da Lei que vão ao encontro de Jesus

O encontro dos Mestres da Lei que vieram de Jerusalém mostra uma preocupação das autoridades com os ensinamentos e atividades de Jesus.  Não foi um encontro amistoso, amigo, carregado de emoções, mas um encontro de acusação. Na realidade o texto não mostra uma inquisição, mas afirmação, ou seja, eles afirmam desde o inicio que Jesus estava possuído pelo satã, inimigo de Deus e sendo assim não merecia o respeito e admiração das pessoas. É bom lembrar sempre que esses encontros de Jesus com os Mestres da Lei, Fariseus, herodianos e outros nunca foram encontro de paz, mas sim de questionamentos e ameaças.

Jesus responde a afirmação incoerente

A afirmação dos mestres da Lei era como que uma faca com dois gumes. Afirmar que Jesus era uma espécie de agente de satanás colocava contra eles uma verdade até então despercebida por eles. Se Jesus age em nome de Satã como pode expulsar demônios, conhecidos como agentes do próprio satanás. Não seria esse um reino dividido? “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24 Se um reino se divide contra si mesmo, ele não poderá manter-se. 


As acusações contra Jesus são blasfêmias contra o Espírito de Deus

E Jesus vai proclamar que essa blasfêmia não tem perdão, e o pecado é pecado eterno, não tem salvação.


Quarto passo – rezar a palavra

Meu Deus e meu Senhor, daí-me palavras sábias; Uma fé constante e um amor especial pelo evangelho; Que Jesus seja o meu mestre e que suas ações possam ser seguidas por mim e por todos que me cercam. Amém!

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração


Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas, por exemplo, com me relaciono com os fatos que leio e ouço sobre Jesus? Duvido de Jesus como Filho de Deus? O que eu faria hoje para que Jesus pudesse ser mais conhecido no mundo?


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário