quarta-feira, 20 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 20 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO

EVANGELHO DE LUCAS  Lc 19,11-28

Enquanto estavam escutando, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia se manifestar logo. Disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus servos, entregou a cada um uma bolsa de dinheiro e disse: ‘Negociai com isto até que eu volte’. Seus concidadãos, porém, tinham aversão a ele e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Não queremos que esse homem reine sobre nós’. Mas o homem foi nomeado rei e voltou. Mandou chamar os servos, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber que negócios cada um havia feito. O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu dez vezes mais’. O homem disse: ‘Parabéns, servo bom. Como te mostraste fiel nesta mínima coisa, recebe o governo de dez cidades’. O segundo chegou e disse: ‘Senhor, a quantia que me deste rendeu cinco vezes mais’. O homem disse também a este: ‘Tu, recebe o governo de cinco cidades’. Chegou o outro servo e disse: ‘Senhor, aqui está a quantia que me deste: eu a guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Sabias que sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, por que não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele sua quantia e dai àquele que fez render dez vezes mais’. Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem dez vezes a quantia!’ Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que tem, será dado, mas àquele que não tem, até mesmo o que tem lhe será tirado. E quanto a esses meus inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente”. Depois dessas palavras, Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.

ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

O EVANGELHO NOS FALA QUE ...

Trata-se de mais uma parábola de Jesus. Fala de um homem que ao partir para se tornar rei deixou uma bolsa de dinheiro para dez servos pedindo que fizesse de tudo para que o valor deixado para cada um se tornasse um investimento com lucro no final. Quando volta coroado rei chama os servos para que lhe prestem contas do dinheiro. A parábola se desenrola com dois servos devolvendo ao rei o valor deixado com juros, mas um terceiro devolveu a mesma quantia deixada para ele administrar. Aos que fizeram render ganharam a administração de cidades e ao ultimo foi lhe tirado a quantia e dado ao que fez render. O rei faz seus julgamentos e a parábola termina com Jesus caminhando para Jerusalém.  

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

Quero lembrar um versículo de Lucas 18,8 : “Por ventura, quando vier o Filho do homem, encontrará Ele fé sobre a Terra” Para mim esta muito claro que Jesus ao usar a Parábola de hoje esta falando de um futuro próximo de sua morte e ressurreição e a segunda vinda do Cristo. Aí entra a citação de Lucas 18,8 o que liga diretamente ao evangelho de hoje. Será que na Parusia Jesus vai encontrar homem com fé sobre a terra ou o medo de um julgamento vai nos paralisar. O terceiro servo da Parábola mostra essa figura do homem de fé medroso que guarda os ensinamentos de Jesus e não os faz frutificar. Esperar o julgamento não é ficar estático, mas transformar as nossas realidades. Esse era um problema enfrentado por S. Paulo nas comunidades que ele ajudou a fundar. O medo é o maior inimigo para quem quer ver o Reino de Deus ser instaurado. Confiar nas Palavras de Jesus e colocar em pratica seus ensinamentos é a certeza de que Deus já estará julgando o mundo fazendo o seu Reino acontecer.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR...Senhor diante do seu apelo no evangelho de hoje, daí-me uma vida voltada para a prática das suas Palavras e que eu consiga na minha pequenez ajudar a instauração do seu Reino. Amém!

O EVANGELHO ME LEVA hoje a pensar o queestu fazendo com os dons que recebi no meu batismo

Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário