terça-feira, 8 de abril de 2014

EVANGELHO DO DIA 08 DE ABRIL

Evangelho de João 8,21-30
Naquele tempo disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”.
22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo.26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”.27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sa­bereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou.29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

REFELXÃO - Por Frei Alberto 

Um evangelho quase que derradeiro para a caminhada quaresmal. Jesus fala da sua partida porque a sua hora ainda não tinha chegado, mas como uma preparação para os discípulos ( apóstolos) e os convertidos. O evangelho só era entendido por alguns do seu grupo mas aos fariseus as suas palavras soavam como que estranhas. Jesus ja tinha dito que veio do Pai e agora diz que veio do alto, que Ele é do outro mundo e os fariseus deste mundo e ainda deixa uma clareira para que eles se convertessem enquanto era tempo. O tempo vai chegar e Deus quer encontrar todos preparados para o julgamento e o julgamento é estar ou não ligado à uma realidade somente social e não religiosa ou sociorreligosa principalmente se essa realidade for injusta e anti fraterna. sem se preocupar com o fato da ressurreição que se aproxima. Jesus ainda usa o termo "Eu sou" para lembrar que o Eu sou, o Deus dos antepassados é um Deus da libertação e Ele Jesus também é o Deus da libertação aberto aos que crerem nele



Nenhum comentário:

Postar um comentário