quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 15 DE JANEIRO



ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DO DIA 15 DE JANEIRO
Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”. 38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”. 39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

 COMENTÁRIO

O evangelho de hoje é a continuação do evangelho que vimos ontem.  Depois de Jesus entrar numa sinagoga e curar uma pessoa com um espírito impuro ele sai da sinagoga e foram para a casa de Simão e André e estavam juntos com Tiago e João. Não podemos perder de vista o plano de atividade de Jesus que esta contido nos versículos 14 e 15 do capitulo primeiro de Marcos onde a atividade de Jesus se baseava na pregação da Boa Nova de Deus  com uma exortação para a conversão das pessoas porque o tempo já se cumpriu e o Reino de Deus está próximo. Um apelo á conversão esperando uma atitude positiva do ouvinte.
Jesus agora esta na casa de Pedro e vai se encontrar com a sogra de Pedro que estava com febre e acamada e logo Jesus ficou sabendo. Falamos da lepra e outras doenças que eram vistas como uma desgraça na vida das pessoas e com isso elas sofriam pela enfermidade e pela discriminação. Pois bem, a febre era também uma daquelas doenças vistas como a manifestação demoníaca. A coisa parecia simples assim: Você ta com febre, então um espírito mal tomou conta de você, e na realidade, você não precisa ser curada, mas sim libertada do demônio

A cura da sogra de Pedro é semelhante à cura do leproso do evangelho do dia 10 pp. Ao leproso considerado impuro Jesus o toca e a sogra de Pedro Jesus  segura suas mãos . São duas atitudes de Jesus que precedem os dois milagres que sugerem uma aproximação, estar junto, segurar com as mãos dando firmeza para a pessoa. Talvez seja a pedagogia utilizada por Jesus para ensinar amor não se pratica só com palavras.

A fama de Jesus aumentou ainda mais tanto que a cidade, ou o lugarejo ficou sabendo e foram até ele muitas pessoas ou com demônios no corpo ou com outras enfermidades e o evangelho vai dizer que Jesus expulsou muitos demônios.

Pastoralmente falando, o evangelho de hoje nos coloca mais uma vez diante da necessidade  de levarmos Jesus para as pessoas sobretudo às que sofrem de alguma enfermidade. A forma como Jesus se aproxima e cura a sogra de Pedro nos dá uma noção de como é importante a aproximação do enfermo. Pegar nas mãos, ajudar a se levantar, segurar nos braços, dar de comer, dar banho nos enfermos, são sinais de que apesar das dores e deficiências de quem sofre, o amor de Deus está agindo. O biscoito, a comida, o refrigerante passam para o segundo plano quando nos aproximamos de quem sofre e deixamos o medo e qualquer discriminação dar lugar ao acolhimento. Nos dois casos os enfermos foi Jesus quem os acolheu na sua misericórdia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário