quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 19 DE DEZEMBRO


Advento
ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


EVANGELHO DE LUCAS 1,5-25

No tempo de Herodes, rei da Judeia, havia um sacerdote, chamado Zacarias... Sua esposa... chamava-se Isabel. Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam fielmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril, e os dois eram de idade avançada. Ao exercer as funções sacerdotais diante de Deus, (...) apareceu-lhe o anjo do Senhor e lhe disse: “Não tenhas medo, Zacarias, porque o Senhor ouviu o teu pedido. Isabel, tua esposa, vai te dar um filho, e tu lhe porás o nome de João. [...] Zacarias disse ao anjo: “Como posso ter certeza disso? Estou velho e minha esposa já tem uma idade avançada”. O anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel [...] Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova. E agora, ficarás mudo, sem poder falar até o dia em que estas coisas acontecerem, já que não acreditaste nas minhas palavras, que se cumprirão no tempo certo”. O povo estava esperando Zacarias e se admirava com sua demora no Santuário. Quando saiu, não podia falar, e perceberam que ele tivera uma visão no Santuário. Zacarias falava com sinais e continuava mudo. Depois que terminou seus dias de serviço no Santuário,Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, sua esposa Isabel ficou grávida, e escondeu-se durante cinco meses.Ela dizia: 'Eis o que o Senhor fez por mim,nos dias em que ele se dignou
tirar-me da humilhação pública!'

COMENTÁRIO
A exemplo do que vimos no evangelho de ontem que  falava de José quando soube da gravidez de Maria, agora, vemos o casal Zacarias e Izabel. Ele sacerdote e Ela cumpria com ele todos os mandamentos, eram igualmente justos diante de Deus.

**Isabel era de idade avançada e estéril

Diferentemente de Maria, Izabel já era uma pessoa idosa, bem idosa e vai ficar grávida e vai gerar aquele que será o precursor de Jesus Cristo, João Batista. 

**Zacarias e Isabel eram pessoas simples

Quero falar um pouco desse casal:
Eles eram pobres! Não tinham filhos, e eram motivos de zombaria por causa da esterilidade de Izabel.'Eis o que o Senhor fez por mim,nos dias em que ele se dignoutirar-me da humilhação pública!' Há vários relatos de mulheres estéreis na Bíblia, como por exemplo, Sara  ( Gênesis 16) , Rebeca(Gênesis 25,19-27) , Raquel ( Gênesis 30,1) ,  A mãe de Sansão ( Juízes capitulo 13) ,  Ana ( 1 Samuel 16) e o caso do evangelho de hoje , Isabel. 

**Para Deus nada é impossível

Vemos que para Deus nada é impossível como dizemos todos os dias; As coisas podem aparecer muito difíceis para nós, mas em se tratando da  nossa fé, quando Deus resolve agir, nada o impede de fazer coisas grandiosas, mesmo que para acontecê-las temos que enfrentar ainda muitas dificuldades e nessa hora o importante é não desanimar e nem cruzar os braços. 

**Um caso bem pertinho de nós

Eu estou aqui escrevendo e lembrando um caso daqui onde moro, aliás, de uma grande amiga e seu esposo um grande amigo. Foi uma luta para ela engravidar, mas agora Deus se manifestou com toda a sua força e ela esta esperando (tomara que seja uma menina) uma filha. E olha que foi uma luta beirando ao desânimo tanto dela como dele. 

**Ali onde acaba as forças do homem começa a ação de Deus

Ali onde os homens cruzam os braços e dizem fiz o que  pude e não tenho mais forças para continuar, começa a ação de Deus que sempre pode realizar tudo o que para nós parece impossível. Nessa hora parece-nos que Deus fez justiça para nós.As vezes eu acho que cansamos de pedir enquanto Deus não se cansa de escutar. Não sei se é falta de fé ou uma fé que não suporta um não ou não aguenta esperar, mas sei que as vezes somos incapazes de esperar a manifestação de Deus. A velocidade do mundo atual ( internet, avião, satélites, celulares, informação) acaba  influenciando na nossa esperança ou queremos que tudo corra rápido, que Deus atenda rapidinho, como se fosse um botão numa linha de produção. Deus não funciona assim, pelo menos o Deus que eu acredito. Ele tem seu tempo que é diferente do meu tempo e a minha tentação é desenhar o meu projeto de vida e colocar Deus ali para que eu possa manipulá-lo. É preciso aceitar que ele , Deus, esta ao nosso lado, mesmo que não o vemos, mas Ele está aí ao seu lado, passando pelas mesmas portas, entrando nos mesmos carros, sentando nas mesmas cadeiras, Deus é totalmente presente no meio de nós.

**E Deus fez Justiça

Hoje eu vi uma pessoa dizendo que a justiça tarda mas não falha, acho que num ponto essa pessoa esta certa, a justiça de Deus é feita aos pequenos que acreditam e sabem agradecer e não podemos chamar de justiça algo que vem para danar a vida de uma pessoa só para agradar a outra pessoa. Isso é coisa dos homens e não de Deus. Tem muita gente por aí que confunde Justiça de Deus com "justiça" interesseira dos homens.
ORAÇÃO FINAL
Senhor, obrigado por escolher os pequeninos para revelar seu grande mistério. Quero ser seu servo, mesmo que as vezes ainda não entendo totalmente a sua vontade. e mesmo que as coisas não são como eu espero que sejam. Quero proclamar seu amor para todas as pessoas que eu encontrar hoje em minha vida. Amém!



Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário