segunda-feira, 25 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 25 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
EVANGELHO DE LUCAS 21,1-4
1. Levantando os olhos, viu Jesus os ricos que deitavam as suas ofertas no cofre do templo. 2. Viu também uma viúva pobrezinha deitar duas pequeninas moedas, 3. e disse: Em verdade vos digo: esta pobre viúva pôs mais do que os outros.4. Pois todos aqueles lançaram nas ofertas de Deus o que lhes sobra; esta, porém, deu, da sua indigência, tudo o que lhe restava para o sustento.

ORAÇÃO INICIAL -> Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

O EVANGELHO NOS FALA QUE...
Nesta pequena passagem do evangelho de hoje, vemos Jesus no Templo observando o ritual das ofertas. Jesus vê principalmente a humildade da viúva que vai oferecer daquilo que possuía e não daquilo que não lhe pertencia. Jesus vê a simplicidade das pessoas.

MEDITANDO A PALAVRA DE DEUS

No evangelho de hoje salta aos olhos a discrepância entre a vida de uma pessoa simples e a vida de pessoas endinheiradas como dizemos. Tanto os ricos como a viúva aqui estão cumprindo os preceitos religiosos do seu tempo. A grande diferença apresentada no evangelho é que a viúva dava daquilo que iria com certeza faltar e os outros davam daquilo que com certeza estava até sobrando. Há mais uma diferença: Jesus fala da sobra e daquilo que as pessoas possuem apenas para sobreviver. Fala do ter e da miséria ao mesmo tempo. A viúva é elogiada porque mesmo sabendo que iria faltar acredita que Deus não vai falhar, e isso eu ouço quase todos os dias. Vemos um sinal de entrega total e de confiança igualmente total em Deus. Afinal de contas, seja um real ou duzentos reais, o que fica mesmo é a boa intenção de cada um , pois Deus olha o coração e o tamanho da caridade. O Documento 94 fala que a nossa Igreja esta presente nas diversas realidades e que deve ir ao encontro dos afastados ( Doc. 94 numero 59) Ninguém pode se sentir excluído porque  vive no mundo das “viúvas” do evangelho de hoje.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR... Senhor, que eu saiba amar e aprenda a respeitar mais as pessoas simples e humildes que buscam a realização plena do seu Reino. Daí-me um coração simples a exemplo da viúva do evangelho de hoje e que jamais falte a confiança na sua misericórdia. Amém!
 O EVANGELHO ME LEVA hoje a pensar nas vezes que queremos fazer com Deus um negócio e da minha fé uma teologia da prosperidade. Deus não mede a nossa fé pelo que somos capazes de dar, mas sim pela nossa capacidade de amar.

Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário