sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 21 DE FEVEREIRO

Evangelho de Marcos 8,34-9,1

Naquele tempo, 34 chamou Jesus a multidão com seus discípulos e disse: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 35 Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; mas quem perder a sua vida por causa de mim e do Evangelho vai salvá-la.
36 Com efeito, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro se perde a própria vida? 37 E o que poderia o homem dar em troca da própria vida? 38 Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele quando vier na glória do seu Pai com seus santos anjos”.
9,1Disse-lhes Jesus: “Em verdade vos digo, alguns dos que aqui estão não morrerão sem antes terem visto o Reino de Deus chegar com poder”.

Pequena Reflexão
No evangelho de ontem falamos sobre aceitar as consequências do seguimento. A consequência para Jesus vai ser a morte e hoje vemos que uma das consequências do discipulado é a renúncia de si mesmo, e assumir a cruz, como consequência, ou seja, não é diferente de Jesus.
Seguir Jesus é assumir na própria carne a sua proposta de vida. É importante lembrar que a morte de cruz era reservada aos criminosos daquele tempo, e, no caso do seguimento a Jesus era se tornar um "subversivo" no sentido de ser diferente de todo mundo e ter proposta diferente para uma sociedade sempre igual e de dominadores.
A cruz hoje pode ser comparada com as consequências do seguimento de que falamos esses dias. Tomar a cruz é renunciar às propostas de vida fáceis patrocinadas por grupos que não querem ver o novo Reino nascer.
Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário