terça-feira, 28 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 28 DE JANEIRO


Primeiro passo - Oração inicial

Vinde,  Espírito Santo enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!


Segundo passo ler a palavra - Evangelho de Marcos 3,31-35

Naquele tempo, 31chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. 32 Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”. 33 Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 34 E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. 35 Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

Terceiro passo – meditar a palavra

O que vemos hoje no evangelho é uma conseqüência do evangelho de ontem, quando Jesus foi acusado pelos Mestres da Lei de que estaria com Belzebu em seu corpo, portanto fora de si, agindo sem consciência. Em Marcos 3, 20-21 seus familiares ao ficarem sabendo das palavras dos letrados sobre Jesus foram tentar impedi-lo de seguir adiante. Essa ligação é muito importante.

Alguém avisa Jesus, pois ele estava cercado de pessoas que seus familiares estavam à sua procura

“Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”

Mas quem é a mãe de Jesus, seu irmão e parente? Jesus vai responder simplesmente que  sua mãe, irmãos e parentes são os que faz a vontade de Deus. E fazer a vontade de Deus é deixar-se ser guiado por Deus. Sua família (Maria, seus irmãos e parentes) eram importantes para Ele, mas talvez eles ainda não tinham percebido que Jesus estava formando uma família de pessoas que não só ouviam a Palavra de Deus mas a colocava em pratica. Vamos ver no Evangelho que Maria vai aos poucos entendendo a missão do seu filho e vai fazer exatamente como o filho dissera, vai fazer a vontade de Deus até o momento derradeiro da cruz.

Quarto passo – rezar a palavra

Meu Deus e meu Senhor, daí-me palavras sábias; Uma fé constante e um amor especial pelo evangelho; Que Jesus seja o meu mestre e que suas ações possam ser seguidas por mim e por todos que me cercam. Que eu possa fazer parte do grupo que faz a vontade de Deus, mesmo que para isso tenho que renunciar a tudo aquilo que me prende.  Amém!

Quinto passo – contemplar a palavra – silêncio

Neste quinto passo, deixe Deus falar com você, no silencio diante da palavra e diante de Deus e deixar Deus falar no seu coração 

Sexto passo – Colocar a Palavra na vida

Neste ultimo passo devo perguntar o que devo fazer com a Palavra que ouvi e meditei hoje na minha vida. Quais os frutos que a Palavra pode produzir na minha vida. Não precisamos pensar em frutos como coisas a serem feitas materialmente o coisas grandiosas na vida, mas, por exemplo, como estou fazendo a vontade de Deus no dia a dia?  Responder a essa pergunta, segundo o evangelho de hoje é compromenter-se.


Frei Alberto Pegoraro – freialberto.pegoraro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário