quarta-feira, 27 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 27 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO

EVANGELHO DE LUCAS  21,12

Naquele tempo, disse   Jesus aos seus discípulos:  Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos;
sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé.Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; porque eu vos darei palavras tão certadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida.


ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO NOS DIZ QUE...
1) Lendo o Evangelho vejo Jesus falando aos discípulos sobre as conseqüências do seu seguimento.
2)               Quem sem propõe a seguir Jesus pode estar preparado para momentos difíceis porque serão presos, perseguidos e entregues às autoridades e por fim presos e até mesmo a morte.
3)               Por outro lado Jesus vai alimentá-los com esperança, pois o Espírito vai dar-lhes palavras sábias para suas defesas.
4)               Jesus fala de perseguições também por parte dos parentes  porque o ódio vai tomar conta de seus corações.

MEDITANDO O EVANGELHO
Já vimos esse discurso de Jesus antes. É uma continuação do discurso escatológico de Jesus, onde se fala de julgamento, fim dos tempos, juízo final e a segunda vinda de Jesus. Quando essas coisas vão acontecer ninguém sabe, mas Jesus reforça a idéia de que a vinda do Reino não vai ser algo mágico como muita gente pensa, mas sim uma guerra de valores e contra valores onde cada um é chamado a colocar em prática a sua fé e as Palavras de Jesus. Penso que somos julgados todos os dias segundo as nossas ações. Se eu pratico  o bem e amo as pessoas estarei ajudando a construir já, agora  o Reino sonhado e as minhas ações estarão ajudando a mudar o mundo que rodeia. Não é somente o mal que se multiplica com os males praticados, mas também o bem que praticamos contagia positivamente a sociedade e o mundo. O juízo final seria a concretização do bem no mundo onde Deus vai reinar e não haverá lugar para a maldade e a morte produzida por tantos reinos que conhecemos.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR
Meu Deus e Senhor, Rei do Universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, abri meu coração para a sua vontade e minha boca para anunciá-la em todos os lugares. Amém

Frei Alberto



Nenhum comentário:

Postar um comentário