sexta-feira, 8 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 08 DE NOVEMBRO

foto - bastidores da noticia
Evangelho de Lucas 16,1-8
A parábola do administrador desonesto
Depois, Jesus falou ainda aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. Ele o chamou e lhe disse: ‘Que ouço dizer a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. O administrador, então, começou a refletir: ‘Meu senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar não tenho força; de mendigar tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. Então chamou cada um dos que estavam devendo ao seu senhor. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu senhor?’ Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve: cinqüenta!’ Depois perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem sacas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve: oitenta’. E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque agiu com esperteza. De fato, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.
REFLEXÃO – Frei Alberto
ORAÇÃO INICIAL: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
O QUE VEMOS NO EVANGELHO DE HOJE...  Eu não me canso de falar que tudo o que vemos nesse momento nós encontramos no Evangelho. É um levantamento dos fatos para nos ajudarem na reflexão, oração e proposta de vida. Pois bem, mais uma parábola de Jesus, e desta vez a parábola do administrador infiel. Uma parábola que soa estranho, pois o administrador infiel vai ser elogiado, mas não tanto assim. Devemos estar atento á atitude do administrador que diante do julgamento resolve fazer sua justiça, o que não necessariamente deva ser visto como a justiça de Deus.
O EVANGELHO ME FAZ MEDITAR... .O evangelho desta sexta feira pode nos causar certo espanto, pois vamos ver no finalzinho do  evangelho um “elogio” aos filhos deste mundo e ver um patrão elogiando seu administrador infiel. Juro que a principio me parece estranho mas todas as vezes que leio este trecho do evangelho fico mais admirado com a sabedoria de Jesus. Então vejamos: O homem rico, o patrão no caso, pede contas ao seu administrador porque ouviu falar “mal” dele como dizemos.  O administrador não só é forçado a prestar contas como a deixar o seu cargo de confiança. Acostumado com a vida de administrador e não de braçal ele vai se questionar o que fazer agora, pois não teria energias para outro trabalho. O administrador vai então mostrar a sua astucia chamando quem devia ao seu patrão e mudando os valores para que fizesse com o dinheiro algumas  amizades que poderiam render quem sabe algo melhor para ele dali em diante. Na realidade o que vemos é pura esperteza, mas a parábola termina com Jesus dizendo: “De fato, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. O administrador infiel fez dos devedores de seu patrão os seus próprios devedores e passam agora a dever favores para ele. A isso chamamos de cumplicidade. Os filhos do mundo podem ser astutos, mas a sabedoria das Palavras de Jesus convergem para a prudência que  cada cristão deve ter  diante do Reino que já está às portas e para entrar nele não precisamos fazer negociatas mas tomarmos consciência dos nossos erros e buscar a conversão. REVER OS ERROS E MUDAR DE VIDA.
QUERO REZAR... Jesus mestre da vida,  quero ouvir seu chamado e quero discernir o que esta ao meu redor e assim poder fazer a escolha certa, mesmo que seja diferente da maioria das pessoas. Quero escolher o que o Senhor escolheu hoje no evangelho, quero escolher as pessoas para caminharmos juntos.  Não quero olhar para os lados e me arrepender das minhas escolhas em favor da vida, mas denunciar todo tipo de morte e injustiça. Quero poder ter a chance de ver meus erros e mudar a minha direção. Amém!
O EVANGELHO DE HOJE me diz que devo colocar meus dons para melhorar esse mundo e nunca usá-los para ter lucro enquanto milhares de pessoas sofrem com as injustiças

Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário