quinta-feira, 7 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 07 NOVEMBRO

foto - Frei Alberto
Fiquem felizes, encontre a ovelha perdida – Evangelho de Lucas  15,1-10
Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. Os fariseus e os escribas murmuravam contra ele. “Este homem acolhe os pecadores e come com eles.” Então Jesus contou-lhes esta parábola: “Quem de vós que tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove e vai atrás daquela que se perdeu [...]? E quando a encontra, alegre a põe nos ombros e, chegando em casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ Eu vos digo: assim haverá no céu alegria por um só pecador que se converte, mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende a lâmpada, varre a casa e procura até encontrá-la? Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ Assim, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.
REFLEXÃO – Frei Alberto
ORAÇÃO INICIAL: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis, e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo este mesmo Espírito e gozemos sempre de Sua consolação.  Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.
O QUE VEMOS NO EVANGELHO DE HOJE...  É um texto muito conhecido, e tudo que vemos a seguir esta no evangelho de hoje .  Jesus está cercado por publicanos, pecadores, escribas e fariseus. Os fariseus vão reclamar dizendo que Jesus come com os pecadores. Jesus percebendo a maldade vai contar a parábola  da ovelha perdida e da ,moeda perdida e encontrada. As parábolas de Jesus vão terminar com a mensagem de que  haverá no céu alegria por um só pecador que se converte mais do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. Depois disso Jesus coloca a grande alegria por ter resgatado quem estava perdido.
O EVANGELHO ME FAZ MEDITAR... Jesus vive se encontrando com pessoas que vivem à margem da sociedade e reintegra-os. Lembremos da Samaritana, da mulher pega em adultério, o cobrador de impostos, e mais essas duas ilustrações de hoje. Em todas elas há o encontro entre quem esta fora e quem quer que eles estejam dentro, ou seja, Jesus quer todos para Ele. Para Jesus é impossível falar de salvação, Reino, Vida, Ressurreição sem que haja o cuidado de restaurar a vida das pessoas dando-lhes uma grande oportunidade. É uma grande experiência de amor, solidariedade e inclusão que vemos no evangelho de hoje.
QUERO REZAR... Jesus mestre da vida quero ouvir seu chamado e quero discernir o que esta ao meu redor e assim poder fazer a escolha certa, mesmo que seja diferente da maioria das pessoas. Quero escolher o que o Senhor escolheu hoje no evangelho, quero escolher as pessoas para caminharmos juntos Não quero olhar para os lados e me arrepender das minhas escolhas em favor da vida mas denunciar todo tipo de morte e injustiça. Amém!

O EVANGELHO DE HOJE me pede para ir ao encontro daqueles que nós enquanto sociedade descartamos. Os descartados estão aí por causa da nossa ignorância religiosa. Tenho que tomar cuidado para não me deixar seduzir pelos arrogantes que se acham salvos e não precisam de mais ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário