quinta-feira, 24 de outubro de 2013

EVANGELHO DO DIA - 24 DE OUTUBRO

Evangelho de Lucas  12,49-53

“Fogo eu vim lançar sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Um batismo eu devo receber, e como estou ansioso até que isto se cumpra! Pensais que eu vim trazer a paz à terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer a divisão. Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; ficarão divididos: pai contra filho e filho contra pai; mãe contra filha e filha contra mãe; sogra conta nora e nora contra sogra.”

O QUE VEMOS NO EVANGELHO HOJE ?


         Fui verificar no Dicionário Bíblico e descobri que o FOGO  aparece em vários momentos no Novo Testamento e esta ligado a juízo escatológico, ou seja, o juízo do fim dos tempos mas, neste caso do evangelho de hoje o Fogo é o fogo da provação, ou seja, estar ao lado de Jesus é colocar-se do lado oposto. Em Jesus encontramos valores para a vida que exigem de nós um a tomada de posição frente aos contra valores que vemos todos os dias. A fé é colocada à prova quando queremos vivê-la, principalmente quando queremos e devemos os viver os valores como o amor, a partilha, solidariedade, doação, simplicidade de vida, aproximação,  fraternidade e vemos que para cada valor desses existe no mundo uma infinidade de contra valores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário