segunda-feira, 18 de novembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 18 DE NOVEMBRO

PALAVRA   DE   SALVAÇÃO
EVANGELHO DE LUCAS  18,35-43

35 Quando Jesus se aproximava de Jericó,
um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36 Ouvindo a multidão passar , ele perguntou o que estava acontecendo. 37 Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38 Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' 39 As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado.
Mas ele gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!' 40 jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu: 'Senhor, eu quero enxergar de novo. ' 42 Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou. ' 43 No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Palavra da Salvação. 

ORAÇÃO INICIAL

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos:Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

O EVANGELHO NOS FALA QUE ...

- No evangelho temos Jesus se dirigindo para Jericó e encontra um cego sentado à beira do caminho. 
- Jericó é uma antiga cidade bíblica situada às margens do Rio Jordão.
- O evangelho nos fala de um cego que fica animado ao saber que Jesus o Nazareno estava passando por ali. O que chama a atenção do cego era o barulho que as pessoas faziam. 
- Como se fosse a ultima chance dele, o cego começa a gritar por Jesus pedindo que o curasse, mas pessoas mandavam que le se calasse, porém temos a atitude de Jesus que não parecia se importar com a "gritaria" do cego.
- Jesus vai ao encontro do cego que só queria uma coisa: enxergar de novo  e devolve para ele a sua dignidade.

MEDITANDO  A PALAVRA DE DEUS

Mais uma vez vemos o tom do ministério publico de Jesus. Jesus no meio dos que sofrem por qualquer enfermidade. Desta vez Ele se encontra com um cego, e,  o melhor, é Jesus que o encontra e não o inverso porque ele sempre esta indo ao encontro das pessoas. O cego segundo o evangelho perdeu a visão: 'Senhor, eu quero enxergar de novo” porque por um motivo ou outro ele perdeu a visão e não nasceu com a cegueira. Jesus ao ver a fé do cego cura-o de imediato mostrando a bondade de Deus e o cuidado para com os que sofrem e diante da ação salvadora de Jesus vemos a ação do ex-cego que passa a segui-lo. Ser cego, leproso, coxo, mudo no tempo de Jesus era ser ignorado pelas pessoas e viver uma vida sem liberdade. Jesus devolve a dignidade ao cego libertando-o. Para mim  texto nos faz pensar das nossas cegueiras que vamos colecionando ao longo de nossas vidas o que nos faz afastar da bondade e do amor de Deus e me faz ver o quanto Deus nos ama apesar dos nossos afastamentos ou mas escolhas.

O EVANGELHO ME FAZ REZAR...Senhor que curou o cego e tantas pessoas que sofriam doenças olhai para as nossas enfermidades e daí-nos uma nova chance para podermos seguí-lo e anunciar ao mundo o seu grande amor. Amém

O EVANGELHO ME LEVA  rever hoje a minha vida para poder ver Jesus nas pessoas com quem convivo ou com quem encontro no meu dia


Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário