terça-feira, 18 de março de 2014

EVANGELHO DO DIA 18 DE MARÇO

EVANGELHO MATEUS 23,1-12

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.
5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.
6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas.7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre.8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve.12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

PEQUENO COMENTÁRIO

Ontem   ao celebrar a eucaristia com as irmãs Carmelitas e com um pequeno povo de Deus que ali se reune todos os dias, lembrava-lhes da nossa caminhada quaresmal. Lembrei de como Jesus nos dá na quarta feira de cinzas alguns preceitos quaresmais como a esmola, o jejum e a oração, lembrei também o primeiro domingo da quaresma e do nosso deserto onde devemos como Jesus espulsar para longe de nós ode demônios que nos perturbam  na nossa caminhada e lembrei também deste ultimo domingo onde vimos a transfiguração de |Jesus que estava a caminho de Jerusalém. Hoje o Evangelho também nos coloca na caminhada quaresmal mandando que façamos justiça, diferente dos fariseus e doutores da Lei que em nome de sua justiça colocam fardos nos ombros dos outros. O tempo é favorável para revermos nossas atitudes  sem querer aparecer diante delas, mas , agir porque acreditamos ser o melhor para nós na nossa vida cristã.
Frei Alberto Pegoraro

Nenhum comentário:

Postar um comentário