sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

EVANGELHO DO DIA 06 DE DEZEMBRO


ADVENTO
EVANGELHO DE MATEUS 9,27-31
Partindo Jesus dali, dois cegos o seguiram, gritando: “Tem compaixão de nós, filho de Davi!” Quando entrou em casa, os cegos se aproximaram dele, e Jesus lhes perguntou: “Acreditais que eu posso fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor”. Então tocou nos olhos deles, dizendo: “Faça-se conforme a vossa fé”. E os olhos deles se abriram. Jesus os advertiu: “Tomai cuidado para que ninguém fique sabendo”. Mas eles saíram e espalharam sua fama por toda aquela região.

ORAÇÃO INICIAL
Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

COMENTARIO
Ver, enxergar de novo ou pela primeira vez, era o maior anseio de algumas pessoas porque a cegueira era uma forma de  exclusão  no tempo de Jesus. O mesmo que ter lepra, ou ser coxo, ou ser mudo. Pessoas comuns que eram desprezadas, pois se acreditava na falta da graça de Deus para eles.
Como padre eu já atendi pessoas que me disseram exatamente a mesma coisa, ou seja, minha deficiência física me faz ficar alienado da sociedade, e me sinto excluído. É preciso reconduzi-los para dentro e não deixá-los fora. Jesus entendia muito bem aquelas situações e ele fazia questão de mandar que fossem ao encontro do sacerdote mostrar que estavam curados, ou no caso do evangelho de hoje, por precaução, Ele pedia  que não contassem para ninguém , mas , quem ficaria quieto diante de uma graça tão grande recebida. Nós queremos partilhar com todo mundo, afinal quem era cego vivia á margem da sua sociedade. Jesus mostra que ninguém pode se sentir dono da salvação e Ele esta ali para libertar quem esta sofrendo. O evangelho me faz meditar sobre as situações de exclusões produzidas ainda hoje por causa da discriminação. Além de ser crime, qualquer atitude de discriminação nos coloca no campo da repulsa. Temos que olhar para as pessoas e não nas suas deficiências. O olhar de Jesus é muito importante em nossa vida cristã. 

O EVANGELHO ME FAZ REZAR
Meu Deus e Senhor, Rei do Universo, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis, abri meu coração para a sua vontade e minha boca para anunciá-la em todos os lugares. Que, apesar de minhas fraquezas eu não deixe o ódio tomar conta do meu coração e que fique longe de mim todo tipo de discriminação. Amém
Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário