sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

EVANGELHO DO DIA 10 DE JANEIRO



ORAÇÃO INICIAL

Vinde,  Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Pelo mesmo Cristo Nosso Senhor. Amém!

EVANGELHO DE LUCAS 5,12-16

12 Aconteceu que Jesus estava numa cidade, e havia aí um homem leproso. Vendo Jesus, o homem caiu a seus pés, e pediu: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 13 Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. E imediatamente, a lepra o deixou. 14 E Jesus recomendou-lhe: “Não digas nada a ninguém. Vai mostrar-te ao sacerdote e oferece pela purificação o prescrito por Moisés como prova de tua cura”.
15 Não obstante, sua fama ia crescendo, e numerosas multidões acorriam para ouvi-lo e serem curadas de suas enfermidades. 16 Ele, porém, se retirava para lugares solitários e se entregava à oração.

COMENTÁRIO

Podemos começar lembrando o que já falamos nos nossos comentários sobre algumas enfermidades do tempo de Jesus.  No caso de hoje existe alguém enfermo com lepra e naquele tempo ter lepra significava que a pessoa estava  muito enfermo.  O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos de hanseníase, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e pensamos que essa doença esta diminuindo quando ele cresce um muitos países.   No caso do evangelho de hoje Jesus estava passando por uma cidade e um homem leproso vê Jesus e começa a gritar pedindo que Jesus o cure.
A Lepra era uma dessa doenças que acabava com a vida da pessoa, tanto social como religiosamente. A pessoa era considerada uma pessoa sem a graça de de Deus  naquela  sociedade e deveria cumprir algumas regras como andar com roupas rasgadas, e gritando que era impuro. 
Da para imaginar como era chocante aquela cena. Leia Levíticos 13,45-46 para você ter uma ideia mais exata do fato. Enquanto durasse sua doença seria considerado impuro e deveria viver separado dos outros e morar fora da vila ou acampamento.
Este era um sinal de como viviam as pessoas carentes no tempo de Jesus ou a mulher,  a criança, a viúva , os cegos, os coxos e mudos  formavam uma classe de marginalizados. Eram os desalojados e sem direitos. Jesus vê o homem que pede com clemência para curá-lo.

** “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar” -  Mostra que o leproso já conhecia Jesus , talvez ja era a consequência do que vimos no evangelho de ontem quando as pessoas admiravam as palavras de Jesus. Viam Jesus com poder de purificar e mais do que isso, com o poder de reintegrá-las na sociedade já que eram colocadas à margem dela. 

** 13 Jesus estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero, fica purificado”. - Jesus responde com a mansidão de um Pai que quer o melhor para o seu Filho. Sim eu quero que você saia da situação em que se encontra. Curar os enfermos fazia parte do seu ministério publico e Jesus esta cumprindo a sua missão. E a lepra vai desaparecer.

** Não existe magia na ação de Jesus - existe amor, vontade de ajudar o outro, de cumprir a vontade do Pai que o enviou purificar os já puros mas declarados impuros. Parece algo engraçado mas é isso que acontece. Jesus purifica uma pessoa que não tinha nada de impuro segundo Deus mas sim segundo a Lei do Templo. 

**Vai e se apresenta ao sacerdote - porque ele tinha o poder de dizer se a pessoa estava ou não curada segundo a Lei e exigir da pessoa que ainda oferecesse  algum sacrifício segundo a Lei.

** E a fama de Jesus aumentava - Este para mim é um ensinamento derradeiro do evangelho de hoje. A fama de Jesus aumentava não porque ele era poderoso mas porque ele amava e não discriminava. O texto fala que milhares de pessoas iam ao encontro de jesus para ouvi-lo e para serem curadas de suas enfermidades.

Pensemos um pouco hoje sobre esse evangelho e tentemos tirar dele uma lição : a maior lição é dada por Jesus que quer a vida do ser humano , ele mesmo disse que queria ver o leproso curado, o que nos leva a pensar também numa ação pessoal ou comunitária que faz o outro sentir a vontade de viver porque tem alguém que quer sua cura, seja da lepra, aids , e outras doenças da alma. Quem já esteve doente sabe o quanto é bom para sua vida encontrar alguém que se preocupe com ele(a) , que demonstre misericórdia, que pergunte como vai, que estenda a mão sem preconceitos, que reza junto e pede à Deus juntos. Jesus inicia sua vida publica levando vida e esperamos que Ele preencha a nossa vida da sua vitalidade. Estou aqui pensando agora das milhares de pessoas que na igreja exercem uma linda missão de visitar os doentes. Estou pensando em especial na Pastoral da Saúde. 

ORAÇÃO FINAL

Senhor, daí-me um coração capaz de ir ao encontro dos mais afastados, sem qualquer tipo de discriminação, levando a Palavra, curando os enfermos e dando um pouco do melhor que já recebi. Que eu aprenda hoje que acolher o outro é um sinal da aceitação de Jesus em minha vida.


Frei Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário